Qual o papel do psicólogo escolar?

Papel do psicologo escolar

A prática do psicólogo no ambiente escolar diferencia-se da postura que esse profissional adota na clínica. Muitas foram as transformações ocorridas em sua identidade para chegar ao que entende-se hoje como o papel do psicólogo escolar. Isso porque, em um primeiro momento o espaço reservado à psicologia e, consequentemente, ao psicólogo escolar, era fazer avaliações psicológicas para o encaminhamento dos alunos e, para isso, ele seguia os moldes clínicos. Os alunos “problemas” eram encaminhados para o psicólogo escolar para a realização de diagnósticos, atendimentos e resolução dos problemas.

A culpa e a causa dos problemas, geralmente voltavam-se ao aluno e ao seu ajustamento familiar, estando a escola isenta de qualquer contribuição negativa para que o problema fosse gerado. Essa prática exercida pelo psicólogo escolar não apresentou grandes avanços para a escola, tampouco contribuiu para a resolução dos problemas dos alunos. Isso por que a demanda por atendimento tornava-se cada vez maior. Dessa forma, aconteceram várias críticas a psicologia escolar, pois o uso de algumas técnicas isoladas e propósito ocasionaram grandes equívocos neste âmbito. A rotulação dos alunos pode ser um exemplo. O diagnóstico era perpetuado no comportamento desses alunos, a partir da crença de que seriam incapaz de aprender como os demais, resultando no seu desinteresse em aprender e em alguns acasos até mesmo a evasão escolar.

Atualmente essa realidade tem sido modificada. A partir da redefinição do papel do psicólogo pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), em 1990, em que reúne e faz circular informações sobre o trabalho do psicólogo escolar, tem-se início a ampliação dos conhecimentos deste profissional acerca da área da educação e, consequentemente, a mudança em sua prática neste contexto. A partir disso, a atuação do psicólogo não é mais realizada individualmente, visto que seu trabalho deve estar engajado com toda a equipe da escola, principalmente em conjunto com os professores.

Acredita-se que o psicólogo na escola deva exercer um papel de mediação, em que irá auxiliar alunos e professores, professores e direção, professores e professores, escola e família na resolução de seus conflitos e dificuldades. Este é um ambiente em que envolve uma gama de relações, sendo um local de desenvolvimento humano, por essa razão o psicólogo torna-se um profissional imprescindível no âmbito escolar.

Neste contexto o psicólogo irá construir com os outros a resolução para os problemas. Será a partir de observações, conversas informais, leituras críticas da realidade que o psicólogo irá se destacar neste contexto, promovendo o trabalho em conjunto, a reflexão da equipe acerca das dificuldades, o que poderá agregar conhecimento e engajamento aos demais profissionais da escola. Além disso, seu foco não deve restringir-se a resolução de problema, mas sim deve dividir sua atenção à prevenção de situações previsíveis.

A partir da análise deste histórico questiona-se como têm atuado os profissionais da psicologia no ambiente escolar e qual o seu papel neste contexto, pois entende-se que o modelo clínico deve ser exercido na clínica, devendo o psicólogo escolar ter uma visão e atuação mais social que individual.

Comments 3

  1. Bruna

    resposta, comentario

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  2. Bruna

    teste

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  3. Bruna

    Conteúdo muito interessante

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