Em nosso dia-a-dia, estamos constantemente fazendo escolhas: qual roupa vestir, o que comer no café da manhã, qual série assistir, aceitar ou não o convite de amigos para ir a uma festa, entre muitos outros exemplos. As escolhas permeiam a nossa vida, mas cada uma possui um peso diferente. A escolha de uma profissão, geralmente ocorre em um período de muitas mudanças, a adolescência. É nesse ciclo do desenvolvimento que a identidade será definida e a escolha profissional poderá, ou não, ser escolhida.

Atualmente, os jovens concluem o ensino médio e, em muitas situações, deverão definir sua profissão, para então seguir o seu caminho acadêmico. Entretanto, assim como existem aqueles que já fizeram sua escolha, não havendo dúvidas quanto a profissão que deseja seguir, há também muitos jovens que se sentem pressionados por todos que estão a sua volta (e por si mesmo) devido a essa escolha tão importante para a sua vida.

O serviço de Orientação Profissional (OP) visa prestar auxílio a esses jovens, que estão com dificuldades em definir a profissão que poderá seguir. O processo de OP envolve duas etapas: o autoconhecimento e a informação profissional. É a partir do conhecimento de suas aptidões,  de seus interesses, de suas possibilidades e limites, que será possível chegar as áreas profissionais em que o orientando se adaptaria melhor e sentiria-se produtivo e satisfeito.

Trata-se de um processo avaliativo com início, meio e fim, podendo ser realizado entre oito e dez encontros. O objetivo desse serviço é que o orientando alcance seu autoconhecimento, visando o desenvolvimento de sua identidade profissional. Alguns instrumentos e técnicas psicológicas são utilizados para alcançar esse objetivo, mas o foco desse serviço será o processo interno e externo,  que irá proporcionar a escolha profissional.

Você está em dúvida com relação a qual profissão escolher? Entre em contato para conhecer mais desse serviço, certamente poderá te ajudar!